Avaliação de smartglasses para aplicações de realidade virtual e aumentada aplicadas à arquitetura, engenharia e construção
PDF

Palavras-chave

Realidade aumentada
Realidade virtual
Head mounted display

Como Citar

PIRES, Lais; GOMES, Luis; PEREIRA, Pietra; CUPERSCHMID, Ana. Avaliação de smartglasses para aplicações de realidade virtual e aumentada aplicadas à arquitetura, engenharia e construção. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192836. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2836. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O propósito desta pesquisa foi avaliar smartglasses para aplicações de RVA na Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), tendo em vista seu potencial para auxiliar na comunicação. Esta pesquisa foi desenvolvida em quatro ciclos de ação: (1) categorização de smartglasses comerciais e suas características como custo, hardware, sistema operacional, ângulo de visão e lista de aplicativos de RVA disponíveis para inserção de modelos virtuais; (2) apropriação da tecnologia: utilização de dois smartglasses e compilação de suas possibilidades para exibição de modelos virtuais arquitetônicos; (3) estabelecimento de um protocolo para realizar avaliação de desempenho dos aplicativos; (4) realização de avaliação de desempenho de aplicativos para visualização de modelos arquitetônicos. O estudo dos dispositivos de visualização e de aplicativos que permitiam a RVA possibilitou a experimentação do espaço projetado de diversas maneiras. A RV, por meio dos smartglasses Lenovo Explorer e controle de movimento, possibilitou a imersão no modelo, com visualização em tamanho real e liberdade de navegação no espaço projetado. A visualização do modelo em RA, por meio do aplicativo Kubity em um smartphone, apresentou maior estabilidade, qualidade gráfica e facilidade de uso. Ainda, utilizando este aplicativo, o modelo virtual foi sobreposto ao ambiente físico, em tamanho real, possibilitando que a movimentação no ambiente físico correspondesse à do ambiente virtual, favorecendo a imersão e navegação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192836
PDF

Referências

CHI, H. L.; KANG, S. C.; WANG, X. Research Trends and Opportunities of Augmented Reality Applications in Architecture, Engineering, and Construction. Automation in Construction, v. 33, p. 116-122, 2013.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.