Utilização de dados de concentração de poluentes atmosféricos para previsão de internações hospitalares provocadas por doenças respiratórias
PDF

Palavras-chave

Poluentes atmosféricos
Doenças respiratórias
Aprendizado de máquina

Como Citar

JUNIOR, Marcelo Laendle; COELHO, Guilherme; POZZA, Simone. Utilização de dados de concentração de poluentes atmosféricos para previsão de internações hospitalares provocadas por doenças respiratórias. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192822. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2822. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Ao longo dos anos, diversos trabalho estudaram os riscos da poluição atmosférica à saúde humana, descobrindo que grande parte dos poluentes, tais como Material Particulado (tanto MP2,5 quanto MP10) e Ozônio (O3), são nocivos ao ser humano. Dentre os problemas causados, destacam-se as doenças respiratórias. Os dados de concentração de poluentes atmosféricos, obtidos pelo monitoramento constante da qualidade do ar, se comportam como séries temporais, permitindo o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para realizar sua previsão. Sendo assim, neste trabalho buscou-se verificar a possibilidade de prever, a partir de dados de concentração de poluentes atmosféricos e com 24 horas de antecedência, o número de internações hospitalares associadas a doenças respiratórias. Os experimentos foram realizados com dados referentes à cidade de Campinas (SP).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192822
PDF

Referências

Anderson, J. O.; Thundiyil, J. G. e Stolbach, A. Clearing the air: A review ofthe effects of particulate matter air pollution on human health. J Med Toxicol, 8(2), 2012, p. 166–175.
Huang, G.-B.; Zhu, Q.-Y. e Siew, C.-K. Extreme learning machine: Theory and applications. Neurocomputing, 70(3), 2005, p. 489–501

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.