Avaliação do conhecimento dos alunos da faculdade de odontologia de piracicaba (FOP-UNICAMP) em relação as condutas em urgências em traumatismo dentário
PDF

Palavras-chave

Traumatismo dentário
Trauma
Urgência

Como Citar

LOPES, Ariane; SOARES, Adriana; SANTOS, Eduardo; NETO, Julio Vargas; PEREIRA, Andréa. Avaliação do conhecimento dos alunos da faculdade de odontologia de piracicaba (FOP-UNICAMP) em relação as condutas em urgências em traumatismo dentário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192805. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2805. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram avaliar os conhecimentos básicos de graduandos de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, SP, em relação a lesões dentárias traumáticas (TDI) antes da palestra, avaliar a efetividade da aquisição de conhecimento após a aula, e estimar o nível de confiança dos alunos na gestão de TDI após o treinamento clínico. Questionários específicos foram aplicados aos alunos antes, após a aula do TDI, e após o treinamento clínico. Conhecimentos com foco particular nas seguintes questões foram avaliados: o que é TDI, avulsão dentária e reimplante; qual é o melhor meio de armazenamento e o melhor lugar para manipular o dente avulsionado; É importante saber quando, como e onde o TDI ocorreu; qual é o dente mais prevalente no TDI; Quais são as possíveis sequelas do dente avulsionado? qual o melhor momento para reimplantar; o que fazer em fraturas radiculares; Você se sente confiante em gestão TDI. O número total de alunos que responderam aos questionários é 49, com a idade média de 21,84 anos e a prevalência de mulheres (81,6%). Os resultados mostraram que os alunos tinham pouco conhecimento sobre o TDI antes da palestra que aumentam consideravelmente após a palestra e o treinamento clínico. Os estudantes concluintes da licenciatura sentem confiança na gestão do TDI (85%).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192805
PDF

Referências

Andreasen JO, Andreasen FM. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. 3º ed, pág. 171-174. Artmed, 2001.
Andersson L. Epidemiology of Traumatic Dental Injuries. Pediatr. Dent 2013; 35(2):102-105.
Antunes DP, Gonçalves MA, Paula MVQ, Leite F P P, Chaves MGAM. Conhecimento dos Cirurgiões-Dentistas sobre Avulsão Dentária. UNOPAR: Cient. Cienc. Biol. Saúde 2013; 15(1): 5-8.
Sanabe MB, Cavalcante LB, Coldebella CR, Abreu e Lima CRB. Urgências em traumatismos dentários: classificação, características e procedimentos. Rev. Paul. Pediatr. 2009, 27(4):445-51

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.