Integridade científica - análise de fraudes em imagens de artigos científicos
PDF

Palavras-chave

Integridade científica
Forense
Visão computacional

Como Citar

CARDENUTO, Joao; ROCHA, Anderson. Integridade científica - análise de fraudes em imagens de artigos científicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192789. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2789. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Recentemente, com a quantidade de artigos científicos publicados sendo cada vez maior, o número de casos de má conduta na comunidade científica está crescendo, consumindo investimentos, desgastando profissionais em pesquisas irreprodutíveis e lesando uma das poucas fontes fidedignas de informação na era da pós-verdade, a ciência. Motivado a protegê-la, esse trabalho visa auxiliar a comunidade científica, verificando a integridade de artigos, pela automatização de processos forenses em suas imagens, através de métodos de inteligência artificial e visão computacional. Em seu fluxo de automatização, propomos um processo que se inicia com um artigo digital em formato PDF (padrão na literatura), seguido da identificação e segmentação de imagens passíveis de má conduta e, por fim, na identificação de possíveis atos desonestos em suas imagens. Com auxílio de instituições parceiras - Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) e Universidade de Notre Dame -, realizamos experimentos em artigos da área de Biomedicina e obtivemos resultados impressionantes para detecção de suspeita de fraude.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192789
PDF

Referências

Christlein, V.; Riess, C.; Jordan, J.; Riess, C. e Angelopoulou, E. IEEE Trans. Inf. Forensics Secur. 2012, 7(6), 1841–1854.
Almut G.; Kim J.; Jessica D. B.; Eunyoung T.; Holger K. E. e Eric T. C. The Journal Of Immunology. 2012, 189 (9), 4566-4573.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.