A constituição do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e o direito à moradia
PDF

Palavras-chave

Sistema financeiro imobiliário
Direito à moradia
Financeirização

Como Citar

RIBEIRO, Brenda; FIX, Mariana. A constituição do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e o direito à moradia: matriz teórica e seu contexto histórico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192782. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2782. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a matriz teórica que justifica a constituição do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) no Brasil. Assim, realizou-se uma revisão histórica de como as políticas públicas que dizem respeito à habitação se formaram no Brasil, a fim de entender a formação das relações entre Estado, população e agentes privados ao longo do tempo. Depois, retoma-se também a ascensão do neoliberalismo no mundo desde os anos 1970 e 1980, bem como o discurso hegemônico dos formuladores de políticas públicas dos países centrais, que trazem como máxima a redução do Estado e a necessidade de atender às necessidades básicas através do mercado. Finalmente, iniciou-se uma análise do discurso dos documentos relativos à fundação do SFI, a partir de uma abordagem histórica que considera a fundação deste sistema dentro de um contexto de mudança de paradigma de desenvolvimento no neoliberalismo, que se dá partir dos países centrais. Ao final, compara-se o discurso e a prática deste sistema, considerando a trajetória histórica do país e as relações deste com esse novo paradigma, dado o cenário de um país subdesenvolvido.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192782
PDF

Referências

ARRETCHE, Marta. “Estado e Mercado na Provisão Habitacional” (1990)
ROYER, Luciana. ROYER, Luciana. “Financeirização da política habitacional: limites e perspectivas”

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.