Resumo
A presença de elevados teores de água em combustíveis pode levar a problemas de qualidade como degradação por desenvolvimento microorganismos e corrosão de equipamentos de veículos automotores. Um alternativa para remoção de água em combustíveis líquidos é a utilização de hidrogéis. Dessa forma, neste trabalho, avaliou-se o intumescimento de hidrogéis de poli(acrilamida-co-acrilato de sódio) com diferentes formulações, visando futura aplicação para remoção de água em combustíveis. Além disso, foi realizado estudo de aplicação de leito de hidrogel para remoção de água livre presente em biodiesel. Os resultados mostraram que, em geral, quanto menor a quantidade de acrilamida na composição do hidrogel, maior é seu intumescimento máximo enquanto que variações na quantidade de acrilato de sódio em relação ao ponto central, resultam em menor grau de intumescimento máximo. Ao analisar amostras de biodiesel com vários teores de água, alimentados a diferentes vazões a um leito contendo hidrogel, observou-se que a remoção de água é dificultada enquanto o hidrogel estiver seco, resultando, inicialmente, em um maior teor de água na amostra coletada.
Referências
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