Desenvolvimento de leitos fixos recheados de hidrogéis para a remoção de água em combustíveis
PDF

Palavras-chave

Hidrogel
Água em combustíveis
Leito

Como Citar

ANDRADE, Gabriela de; FREGOLENTE, Leonardo; FREGOLENTE, Patrícia; GONÇALVES, Henrique. Desenvolvimento de leitos fixos recheados de hidrogéis para a remoção de água em combustíveis. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192742. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2742. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A presença de elevados teores de água em combustíveis pode levar a problemas de qualidade como degradação por desenvolvimento microorganismos e corrosão de equipamentos de veículos automotores. Um alternativa para remoção de água em combustíveis líquidos é a utilização de hidrogéis. Dessa forma, neste trabalho, avaliou-se o intumescimento de hidrogéis de poli(acrilamida-co-acrilato de sódio) com diferentes formulações, visando futura aplicação para remoção de água em combustíveis. Além disso, foi realizado estudo de aplicação de leito de hidrogel para remoção de água livre presente em biodiesel. Os resultados mostraram que, em geral, quanto menor a quantidade de acrilamida na composição do hidrogel, maior é seu intumescimento máximo enquanto que variações na quantidade de acrilato de sódio em relação ao ponto central, resultam em menor grau de intumescimento máximo. Ao analisar amostras de biodiesel com vários teores de água, alimentados a diferentes vazões a um leito contendo hidrogel, observou-se que a remoção de água é dificultada enquanto o hidrogel estiver seco, resultando, inicialmente, em um maior teor de água na amostra coletada.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192742
PDF

Referências

FREGOLENTE, P. B. L.; WOLF MACIEL, M. R.; OLIVEIRA, L. S.; Removal of Water Content From Biodiesel and Diesel Fuel Using Hydrogel Adsorbents, Braz. J. of Chem. Eng., vol. 32, no.4, p.895-901, Dec. 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.