Avaliação ecotoxicológica de hidrocarbonetos em solo tropical utilizando Folsomia candida
PDF

Palavras-chave

Hidrocarbonetos
Ecotoxicologia de solo
Folsomia candida

Como Citar

SOUZA, Lara; CONEGLIAN, Cassiana. Avaliação ecotoxicológica de hidrocarbonetos em solo tropical utilizando Folsomia candida. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192740. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2740. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Um grande problema da atualidade é a contaminação do solo por hidrocarbonetos, que pode ocorrer desde o refino do petróleo, transporte e armazenamento de combustíveis, até em postos de comercialização dos mesmos, sendo este inclusive a maior porcentagem de áreas contaminadas do estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a toxicidade do resíduo de hidrocarboneto presente na borra oleosa resultante da troca de óleos de motores automotivos e da gasolina em latossolo natural, mediante teste ecotoxicológico com o organismo Folsomia candida, colêmbolo bioindicador de qualidade do solo muito utilizado em testes ecotoxicológicos para avaliar a toxicidade de substâncias no solo e os efeitos destes compostos químicos sobre os ecossistemas terrestres, como ferramenta de avaliação da qualidade do solo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192740
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 11267. Qualidade do solo - Inibição da reprodução de Collembola (Folsomia candida) por poluentes do solo. - Determinação de efeitos sobre reprodução e sobrevivência. Rio de Janeiro, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15537. Ecotoxicologia terrestre - Toxicidade aguda - Método de ensaio com minhocas (Lumbricidae). Rio de janeiro, 2014.
OLIVEIRA, D. Toxicidade multigeracional do fipronil para Folsomia candida em solo natural tropical. Dissertação (Mestrado em Tecnologia – Área Ambiente). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.