Atualização e testes de funcionamento de um calorímetro para baixa temperatura
PDF

Palavras-chave

Calorimetria
Helio 3
Baixa temperatura

Como Citar

NETTO, Giovanni Budroni; GANDRA, Flavio. Atualização e testes de funcionamento de um calorímetro para baixa temperatura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192729. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2729. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objeto do trabalho foi atualizar e testar um calorímetro de Hélio-3 para atuar em temperaturas de 0.3K a 4K, e a partir disso, fazer testes em amostras padrões de hólmio e obter sua curva de calor específico em função da temperatura. O calorímetro funciona utilizando a técnica de relaxamento térmico, que consiste em dissipar uma potência por um heater em um substrato (amostra mais suporte, graxas, sensores, etc.) através de um vínculo térmico e após o sistema atingir sua variação de temperatura máxima o heater é desligado, então a partir da constante de tempo de relaxação do sistema é encontrado a capacidade térmica do substrato para calcular a capacidade térmica de uma amostra em função da temperatura.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192729
PDF

Referências

Azechi, Lobato Shigueru, (1995), Construção e caracterização de um calorímetro pelo método de relaxação para amostras pequenas.
Debye, Peter (1912). "Zur Theorie der spezifischen Waerme". Annalen der Physik .
Tari, A: The Specific Heat of Matter at Low Temperatures, page 250. Imperial College Press, 2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.