O Grande Teatro
PDF

Palavras-chave

História Latino-americana
Construção nacional
Teorias de Estado

Como Citar

GARZON, Matias; NETO, Jose Freitas. O Grande Teatro: uma nova perspectiva sobre os processos de construção nacional na América Latina. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192713. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2713. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho visa à realização de uma revisão do processo de conformação dos que viriam a ser os futuros Estados Nacionais latino-americanos, especificamente sobre a experiência da Grã-Colômbia nos anos referentes ao período da independência contra a coroa espanhola, a conformação do Estado-Nação e a sua iminente separação. Sendo um tema extremamente extenso, o objetivo lida com o tratamento da questão numa esfera muito mais teórica-conceitual do fenômeno regional; reduzindo a ótica de análise a uma perspectiva da análise das ideias dentro dos diversos marcos epistemológicos seguindo os princípios de “centro” e “periferia”, chegando a se aproximar aos estudo da história transnacional. O estudo de um amplo leque de fontes permitiram a elaboração da pesquisa dialogando que diversas áreas das Ciências Humanas, particularmente a filosofia e a ciência política. O esquema do trabalho compreende desde a análise teórica dos conceitos de pátria e nação até o estudo das instituições políticas instauradas para a construção e legitimação do corpo político nacional, como também a posterior consolidação das bases da criação de novos Estado Nação após a experiência Grã-colombiana.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192713
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.