Modelagem no ABAQUS para análise do impacto do uso de ligas com memória de forma (SMA) em isoladores sísmicos
PDF

Palavras-chave

Simulação numérica
Isoladores sísmicos
Shape memory alloys.

Como Citar

BERGAMO, Camila Santos; SIQUEIRA, Gustavo Henrique. Modelagem no ABAQUS para análise do impacto do uso de ligas com memória de forma (SMA) em isoladores sísmicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018264. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/264. Acesso em: 11 maio. 2024.

Resumo

A eficiência do uso de isoladores sísmicos está no fato de que eles permitem que os movimentos da superestrutura e subestrutura ocorram de forma isolada, sendo a energia dissipada no isolador e reduzindo as forças laterais aplicadas à subestrutura. Dentre todas as propriedades mecânicas, a mais desejada para os materiais hiperelásticos utilizados em estruturas civis, como a borracha natural, é a sua capacidade de sofrer grandes deformações em regime elástico. A pesquisa em pauta visa à introdução de conhecimentos básicos inerentes à metodologia cientifica e ao comportamento dinâmico de estruturas civis, assim como a introdução às técnicas de avaliação do comportamento dinâmico de estruturas a partir da modelagem através do método de elementos finitos. Também levanta o estudo de Shape Memory Alloys (materiais com propriedades hiperelásticas) e como suas propriedades podem ser utilizadas em isoladores sísmicos de borracha natural. Para tanto, resultados experimentais obtidos por Siqueira e col. foram utilizados na calibração de um modelo em elementos finitos no Abaqus. Posteriormente foram aplicados cabos de Shape Memory Alloys, de modo a avaliar mudanças no comportamento mecânico de um isolador de borracha natural quando esse material é adicionado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018264
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.