A acumulação primitiva como racionalização dos corpos selvagens
PDF

Palavras-chave

Marxismo
Acumulação primitiva
Feminismo

Como Citar

ROIZMAN, Lilian; MARIUTTI, Eduardo. A acumulação primitiva como racionalização dos corpos selvagens. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2633. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A iniciação científica trata-se da do mapeamento da discussão acerca da dimensão da acumulação primitiva que provocou substanciais transformações para a vida das mulheres, seus corpos e seu papel social – feita por Silvia Federici em seu livro “O Calibã e a Bruxa” –, com ênfase no amparo ideológico que esse processo teve na Revolução Científica. A partir da obra de Federici, é possível traçar relações com contribuições de outros autores, como Pierre Clastres, Vandana Shiva, Rosa Luxemburgo, E.P. Thompson (entre outros), de modo a conseguir um entendimento mais profundo sobre o conceito de acumulação primitiva, para além dos marcos estabelecidos por Karl Marx, em O Capital. Com tais interpretações complementares, é possível aproximar os processos de violência contra a mulher, a Natureza e os povos comunitários (seja camponês ou indígena), a partir da matriz comum que têm no pensamento racionalista e individualista burguês, e enquanto componentes de um único processo de acumulação primitiva permanente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192633
PDF

Referências

CLASTRES, Pierre. Do Etnocídio, in: Arqueologia da Violência. São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2004.
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
LUXEMBURGO, Rosa. A Acumulação do Capital, sessão III. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia política, capítulos IV e XXIV. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
MERCHANT, Carolyn. The Death of Nature: Women, Ecology and the Scientific Revolution. Nova York: Harper & Row, 1980.
SHIVA, Vandana. Staying Alive: Woman, Ecology and Development, capítulos I e II. Berkeley, California: North Atlantic Books, 2016.
THOMPSON, Edward. Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Indústria in: Costumes em Comum. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.