Estrutura populacional de Bittiolum varium (Pfeiffer, 1840) (Mollusca: Gastropoda) associado à Sargassum sp. nas praias de uma área impactada de Ubatuba (SP)
PDF

Palavras-chave

Enseada do Flamengo
Cerithiidae
Impacto ambiental

Como Citar

CARVALHO, Ana; LEITE, Fosca; MANSUR, Karine; LONGO, Pedro. Estrutura populacional de Bittiolum varium (Pfeiffer, 1840) (Mollusca: Gastropoda) associado à Sargassum sp. nas praias de uma área impactada de Ubatuba (SP). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192590. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2590. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Enseada do Flamengo, em Ubatuba (SP), possui áreas com histórico de contaminação causado por intensa atividade humana. Gastrópodes de algas são considerados bons bioindicadores, e o estudo dessas populações pode auxiliar nas interpretações do estado de conservação de um local. O objetivo deste trabalho é investigar a estrutura populacional do gastrópode Bittiolum varium, espécie abundante na região. Através da análise de diferentes populações, obtiveram-se dados de abundância e estrutura etária. As populações apresentaram mais indivíduos e maior número de juvenis nas praias mais expostas ao padrão de circulação de água da Enseada. A contaminação local, assim como o padrão de circulação das águas, possivelmente explicam os resultados obtidos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192590
PDF

Referências

Buzato, E. Avaliação de impactos ambientais no município de Ubatuba: uma proposta a partir dos geoindicadores. Universidade de São Paulo. 2012, 187pp.
Longo, P. A. S. Variação espaço-temporal em assembleias de gastrópodes associados a Sargassum sp. em áreas sujeitas ao impacto antrópico e suas implicações para conservação. Universidade Estadual de Campinas. 2016, 113pp.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.