A inclusão do fazer audiovisual no ensino fundamental público junto aos professores e alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública EMEF Caic Professor Zeferino Vaz
PDF

Palavras-chave

Cinema
Educomunicação
Inclusão audiovisual

Como Citar

PEREIRA, Rafael; TELES, Paulo; CHAMPI, Paola. A inclusão do fazer audiovisual no ensino fundamental público junto aos professores e alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública EMEF Caic Professor Zeferino Vaz. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192504. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2504. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O projeto se propôs a introduzir os elementos técnicos e de linguagem da produção audiovisual como recurso educativo aos estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Pública EMEF Caic Professor Zeferino Vaz. Apresentou-se conceitos e práticas narrativas por meio de atividades e discussões, instrumentalizando as crianças através de tecnologias de fácil acesso (celulares). Estimulou-se o olhar crítico relativo ao cinema e seus efeitos junto aos espectadores. Durante o primeiro semestre, a linguagem cinematográfica discutida foi a documental, sendo no segundo semestre, a ficcional. Por meio de uma metodologia freiriana baseada na promoção da autonomia dos discentes, propôs-se aulas que valorizassem os conhecimentos dos alunos na construção dos conceitos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192504
PDF

Referências

PIRES, Eloisa Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.