Resumo
A EJA aparece como direito sobretudo a partir da constituição de 1988, se consolidando na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/1996), sendo articulada preferencialmente com a Educação Profissional (EP), de maneira que essas duas modalidades da educação passaram por muitas mudanças nos últimos anos. por esse motivo, este trabalho objetivou traçar a trajetória das políticas educacionais da EJA vinculada a EP, adotando como referência?teórico-metodológica o ciclo de políticas. A partir dos resultados obtidos é possível apontar que as políticas de EJA e EP se constituem por meio do discurso da necessidade de?treinamento eficiente da mão-de-obra e da demanda da necessidade?da?elevação da escolarização do trabalhador brasileiro, mas que devido as novas dinâmicas do mundo do trabalho, a relação?entre educação e qualificação ocorre de forma muito mais complexa e contraditória do que as intenções da política conseguem expressar.
Referências
SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos. Cengage Learning, 2012.
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