Otimização da extração de carotenoides totais e determinação da capacidade antioxidante em melancia de polpa amarela
PDF

Palavras-chave

Melancia
Carotenoides
DPPH

Como Citar

CASTRO, Sara de; GODOY, Helena; CONSTANT, Lívia; SILVA, Letícia da. Otimização da extração de carotenoides totais e determinação da capacidade antioxidante em melancia de polpa amarela. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192465. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2465. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A melancia é uma fruta muito consumida devido às suas características sensoriais de refrescância e doçura. Existem melancias cujas polpas possuem outras colorações, além da avermelhada, como a amarela e que ainda carecem de informações, uma vez que também podem ser fonte de compostos bioativos capazes de promover benefícios à saúde. O objetivo deste trabalho foi otimizar a extração sólido-líquido dos carotenoides totais da melancia de polpa amarela e avaliar a capacidade antioxidante do extrato otimizado. O estudo estabelece condições otimizadas para a extração sólido-líquido de compostos fenólicos totais utilizando delineamento composto central e uma posterior cinética. A concentração de carotenoides totais variou de 5,25 a 37,49 µg/g e avaliação da capacidade antioxidante observada pelo método de DPPH obteve valores de 24,90 µmol ET.g-1.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192465
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.