Dinâmica da vazão de gotejadores operados sob condição de risco de obstrução por partículas sólidas
PDF

Palavras-chave

Ensaios normatizados
Microirrigação
Entupimento de emissores

Como Citar

OLIVEIRA, Jonesmar; CAMARGO, Antonio de; MUNIZ, Gustavo; NAZÁRIO, Aline; CANO, Nicolás; RIBEIRO, Túlio. Dinâmica da vazão de gotejadores operados sob condição de risco de obstrução por partículas sólidas . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192412. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2412. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho de modelos comerciais de gotejadores operados sob condição de risco de obstrução por partículas sólidas. Os experimentos foram conduzidos em laboratório sob condições controladas. O protocolo de ensaios para comparação do desempenho de gotejadores baseia-a na proposta de norma ISO/DTR 21540. A rotina é dividida em 4 etapas, cada uma com duração de 40 h de funcionamento, operando durante 8 h diárias. Em cada etapa, com 5 dias de duração, as concentrações e as faixas granulométricas das partículas sólidas presentes no reservatório são controladas. Oito modelos comerciais de gotejadores foram avaliados, sendo realizadas 3 repetições dos experimentos. Cinco modelos não atingiram o limiar de obstrução nos ensaios, apresentando tendência de elevada resistência à obstrução por partículas sólidas suspensas na água de irrigação. Três modelos tiveram o desempenho prejudicado quando operados com água contendo partículas superiores a 125 ?m em concentrações acima de 250 mg/L, o que aponta para a necessidade de rotinas de filtragem e manutenção mais rigorosas ao se empregar tais modelos de gotejadores em campo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192412
PDF

Referências

Nakayama FS, Bucks DA. Water quality in drip/trickle irrigation: A review. Irrig Sci. 1991;12:187–192.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.