Rompendo barreiras
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Palavras-chave

Literatura marginal-periférica
Cultura periférica
Espaços do Saber

Como Citar

SANTOS, Leonardo dos; VERAS, Maria; MAIA, Junot. Rompendo barreiras: a literatura marginal-periférica como transocialização entre saberes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192361. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2361. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo entender a Literatura Marginal-Periférica não apenas como objeto de estudo, mas também como arte literária e agente responsável pela formação de indivíduos, considerando-a como meio de transocialização entre os espaços das periferias e os espaços acadêmicos segundo duas frentes. A primeira, na instituição de práticas de leitura e escrita e inclusão às diversas práticas de letramentos dos grupos de periferias. A segunda, por seu caráter militante, cooperando na democratização dos espaços de saber por meio de seu crescimento progressivo. Para realizar tal estudo, trabalhamos com produções periféricas, textos acadêmicos e não acadêmicos relacionados ao tema e materiais colhidos em saraus e em eventos relacionados às literaturas, buscando mostrar como a Literatura Marginal-Periférica co-opera com a democratização dos saberes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192361
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Referências

CHALHOUB, Sidney, 2017. Entrevista: Manuel Alves Filho, Jornal da Unicamp.
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VAZ, Sérgio, 2014. Depoimento a Felipe Neves. O Estado de São Paulo. Disponível em http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,coisas-que-eu-queria-saber-aos-21-sergio-vaz,1535198 Acesso em 02/04/2018.

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