A mulher como malária
PDF

Palavras-chave

Feminino
Representação
João Guimarães Rosa

Como Citar

RAMOS, Caroline; NOGUEIRA, Felipe. A mulher como malária: uma leitura da figura feminina no conto “Sarapalha”. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192359. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2359. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa propõe um estudo analítico da representação do feminino como ser maligno e devastador na trama construída pelo autor João Guimarães Rosa em "Sarapalha". Para cumprir esse propósito, duas questões serão norteadoras: a primeira indaga sob que pretexto e em que contexto a personagem feminina que renuncia seu casamento é significada, pelo marido deixado, como malária, doença mortal no enredo; a segunda pretende investigar se o adultério e a separação apresentam implicações sociais controversas apenas para as mulheres do universo rosiano. A partir das problematizações angariadas através das lentes de noções de gênero, da condição feminina e das consequências do desejo da mulher, espera-se criar subsídios para contribuir aos que se ocupam a questionar e compreender as representações do feminino no mundo patriarcal e coronelista.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192359
PDF

Referências

Beauvoir, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016[1949]. 936 p.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.