Redes e reaplicabilidade de tecnologias sociais no campo da agricultura e alimentação
PDF

Palavras-chave

Tecnologias sociais
Redes
Reaplicabilidade

Como Citar

SILVA, Maria da; LEITE, Juliana; RIBEIRO, Beatriz. Redes e reaplicabilidade de tecnologias sociais no campo da agricultura e alimentação: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192256. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2256. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Na busca por soluções tecnológicas inclusivas, que representem efetiva transformação social quanto aos impactos do modo de produção convencional tecnológico, sobretudo na América Latina, surge a Tecnologia Social (TS) como possível alternativa. Expressões de sua importância, mais especificamente no âmbito da agricultura e alimentação, destacam-se a valorização humana, na produção e consumo de alimentos seguros, a valorização do trabalho e da função social da terra e a valorização ambiental em todas as suas esferas. Uma dimensão de destaque de uma TS é a sua reaplicabilidade, ou o seu potencial de ser adaptado à diferentes contextos. Outra característica é o seu desenvolvimento participativo, o que lhe confere um caráter de rede. Nesse sentido, este estudo - parte de um projeto mais amplo sobre Tecnologias Sociais em países da América Latina - busca compreender qual o impacto da formação de redes (formais e informais) no potencial de reaplicabilidade de uma Tecnologia Social no Brasil e na Colômbia.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192256
PDF

Referências

DAGNINO, R. Dimensões para a análise e desenvolvimento de Tecnologia Social. In: Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 185-206. ISBN 978-85-7879-327-2. Available from SciELO Books.

FBB. Fundação banco do Brasil. Banco de Tecnologias Sociais. Disponível em: https://www.fbb.org.br/pt-br/ra/conteudo/banco-de-tecnologias-sociais.

JESUS, V. M. B. Análise do Sistema de Monitoramento e Avaliação da Rede de Tecnologia Social [dissertação]. São Carlos: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos; 2010.

JESUS, V. M. B. & COSTA, A. B. Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, Adriano Borges, (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2013.

MARTINHO, C. Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. 1ª ed. WWF, Brasília, 2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.