Franquismo e América Latina
PDF

Palavras-chave

Revistas intelectuais
Discursos e debates políticos
Apropriações culturais

Como Citar

PUPIN, André; NETO, Jose de Freitas. Franquismo e América Latina: identidades, apropriações e debates políticos no México (1948 - 1955) e no Chile (1973 – 1975). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192224. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2224. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A História não é uma “ciência do passado” mas uma “ciência dos homens no tempo” (BLOCH, 2001, p. 7), assim esta pesquisa, motivada por questões do tempo presente que nos rondam nos últimos anos, visa contribuir com o entendimento de como discursos autoritários e violadores da democracia e dos direitos humanos são apropriados e reapropriados, e de forma muitas vezes repetitiva tornam a incomodar e romper com o Estado democrático de direito. Dessa forma analisei o projeto cultural planejado pela ditadura de Francisco Franco para a América Latina, o qual buscava defender um universal hispânico válido para toda Hispanoamérica, através da revista intelectual Cuadernos Hispanoamericanos. Além do projeto franquista, analisei uma crítica e uma apropriação dele. A crítica foi feita pela revista intelectual Cuadernos Americanos, sediada no México, com participação de intelectuais de diversos países da América Latina e de republicanos espanhóis, exilados pelo franquismo após o fim da Guerra Civil espanhola. Já a apropriação cultural foi feita vinte anos depois, durante a ditadura chilena de Augusto Pinochet, onde o ditador recuperou conceitos centrais como a hispanidad e a catolicidad para justificar seu governo e também romper com a política cultural do governo anterior, o socialismo da Unidade Popular, que havia buscado recuperar e reinserir o folclore chileno e andino.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192224
PDF

Referências

CRESPO, Regina (coord.). Revistas en América Latina: proyectos literarios, políticos y culturales. Cidade do México: UNAM e Ed. Eón, 2010.

MYERS, Jorge. Músicas distantes. Algumas notas sobre a história intelectual hoje: horizontes velhos e novos, perspectivas que se abrem. In: SÁ, Maria Elisa Noronha de (org.). História intelectual latino-americana: itinerários, debates e perspectivas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.

RINKE, Stefan; RIOJAS, Carlos. Historia Global: Perspectivas y Tensiones. Stuttgart: Verlag Hans-dieter Heinz, Akademischer Verlag Stuttgart, 2017.

BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 7.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.