Desenvolvimento de uma técnica imunoenzimática (ELISA) simples e rápida para a pesquisa de anticorpos lgG anti-DNA nativo no lúpus eritematoso sistêmico
PDF

Palavras-chave

Lupús eritematoso sistêmico
ELISA
anticorpo anti-DNA.

Como Citar

BRAJEIRO, Bruna Andressa; ROSSI, Claudio Lucio; SUZUKI, Lisandra Akemi; CAVALCANTE, Elisângela de Oliveira Ribeiro. Desenvolvimento de uma técnica imunoenzimática (ELISA) simples e rápida para a pesquisa de anticorpos lgG anti-DNA nativo no lúpus eritematoso sistêmico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018220. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/220. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica, que se caracteriza pela produção de autoanticorpos direcionados a um grupo amplo e heterogêneo de componentes do próprio indivíduo, podendo afetar diversos órgãos, resultando em várias manifestações clínicas e anormalidades laboratoriais.O diagnóstico do LES é baseado em observações clínicas e testes laboratoriais. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma técnica ELISA simples e rápida para a pesquisa de anticorpos IgG anti-DNA nativo (DNAn). A técnica ELISA para a pesquisa de anticorpos anti-DNAn apresentou ótimos resultados em termos de sensibilidade (93,7%) e especificidade (97,9%), podendo ser de grande utilidade tanto na pesquisa como na rotina diagnóstica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018220
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.