Espessura das subcamadas da parede carotídea em pacientes hipertensos
PDF

Palavras-chave

Hipertensão
Cardiovascular
Ultrassom

Como Citar

BONAFÉ, Rafael; JUNIOR, Wilson Nadruz; CARVALHO-ROMANO, Luis. Espessura das subcamadas da parede carotídea em pacientes hipertensos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192137. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2137. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A medida da espessura íntima-média (EIM) é o exame mais utilizado para estimar a aterosclerose subclínica na prática médica. Contudo, este exame não distingue um aumento da espessura da parede arterial causado por uma hipertrofia da camada média de outro aumento causado por doença aterosclerótica per se, a qual ocorre tipicamente na camada íntima. A hipertensão arterial é um relevante fator de risco cardiovascular, e pode, teoricamente, levar a aumentos tanto da camada média quanto da camada íntima vascular. Contudo, ainda não se sabe qual subcamada da EIM carotídea está mais hipertrofiada em hipertensos. O objetivo deste projeto foi aferir a espessura individual das subcamadas (íntima e média) de artérias carótidas em indivíduos hipertensos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192137
PDF

Referências

Sardeli AV, Gáspari AF, Rossi G de, Souza GV de, Souza TMF de, Cavaglieri CR, et al. Carotid intima-media thickness is associated with media rather than intima thickness. Atherosclerosis. 1o de junho de 2017;261:169–71.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.