"Movimento dos sem palco"
PDF

Palavras-chave

Movimentos culturais
Identidade negra
Cooperifa

Como Citar

CUNHA, Clarice; TATAGIBA, Luciana. "Movimento dos sem palco": o sarau da Cooperifa. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192127. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2127. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Essa pesquisa se insere na discussão a respeito da produção simbólica de identidades coletivas de movimentos sociais de periferia urbana, e faz parte de um projeto coletivo mais amplo que está começando a ser desenvolvido por membros do Núcleo de Pesquisa em Participação e Ação Coletiva da Unicamp (NEPAC), a respeito do movimento negro no Brasil. No presente trabalho buscamos pensar, a partir da experiência da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), como a raça passa a ser um eixo central para construção da identidade e conformação dos sujeitos políticos periféricos. Dessa forma, foi feito o esforço de construir, do ponto de vista da ação coletiva e na perspectiva da Ciência Política, a história da cooperativa de poetas da Zona Sul de São Paulo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192127
PDF

Referências

FELTRAN, Gabriel de Santis. Campos políticos; Os movimentos sociais e a política: notas de conclusão. In: Desvelar a política na periferia: histórias de movimentos sociais em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – UNICAMP, Campinas, SP, pp 156- 235, 2003.

SADER, Éder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo (1970-80). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

VAZ, Sérgio. Cooperifa: uma antropofagia periférica. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.