Caracterização de sódio, potássio e ácido ascórbico em bagaço de citrus
PDF

Palavras-chave

Espectrometria de absorção atômica
Quantificação de minerais
Gerador de hidretos

Como Citar

MOREIRA, Mariana; PALLONE, Juliana; ORLANDO, Eduardo. Caracterização de sódio, potássio e ácido ascórbico em bagaço de citrus: perspectivas para agregação de valor e uso na indústria de alimentos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192097. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2097. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A análise de sódio, potássio e ácido ascórbico em bagaço de citrus ainda seco faz-se importante para a caracterização do resíduo, uma vez que há possibilidades do uso do resíduo como ingrediente natural para fortificação. Foi utilizada a técnica de Espectroscopia de Absorção atômica com gerador de hidretos para os minerais, a qual se apresenta como uma técnica sensível e de baixo custo e que utiliza a mineralização como preparo prévio de amostra, em que há a decomposição da matéria orgânica com a liberação do elemento para o meio líquido, com o auxílio de ácidos e alta temperatura, e o método titulométrico de Tillmans para a avaliação de ácido ascórbico.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192097
PDF

Referências

OMS. Organização mundial da saúde. http://www.who.int/about/es/>. Acesso em: 28 de junho de 2019

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.