Estratégias para o ensino de conceitos específicos na educação bilíngue para surdos
PDF

Palavras-chave

Libras
Educação de surdos
Português como segunda língua

Como Citar

FERREIRA, Giovana; SILVA, Ivani. Estratégias para o ensino de conceitos específicos na educação bilíngue para surdos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192071. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2071. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Na História de Educação de Surdos sempre houve discussões entre gestualistas e oralistas, em relação ao modo de conduzir o ensino para esse grupo de pessoas.Na década de 1970 surgem outras metodologias que já aceitava outros recursos para o ensino de surdos, entre eles o uso de sinais. Surge nos anos 1990 alternativas educacionais baseadas na aceitação de que os surdos eram sujeitos bilíngues. O objetivo deste estudo foi realizar o mapeamento das dificuldades encontradas por profissionais da educação de surdos e tradução e interpretação de Libras com relação a uso de sinais termos nos ambientes escolares e compreender quais seriam as estratégias no ensino. Foi aplicado um questionário por meio dos dispositivos eletrônicos para obtenção de dados com professores de Libras e intérpretes. Foram obtidas respostas 39 válidas, destes 36 sujeitos relataram ter dificuldade em sala de aula com sinais termos e 26 relataram ter dificuldades na busca dos sinais, usando múltiplos recursos para explicar a palavra ao surdo, prejudicando assim seu entendimento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192071
PDF

Referências

QUADROS, R. Políticas linguísticas e educação de surdos em Santa Catarina: espaço de negociações. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, p. 141-161, Aug. 2006

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.