Condição bucal e hábitos de praticantes de atividades físicas amadoras
PDF

Palavras-chave

Exercício
Saúde bucal
Odontologia

Como Citar

OLIVEIRA, Victoria de; QUELUZ, Dagmar. Condição bucal e hábitos de praticantes de atividades físicas amadoras. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192070. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2070. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar clinicamente a condição bucal e investigar os hábitos de praticantes de atividades físicas amadoras de maneira a auxiliar no maior reconhecimento do cirurgião-dentista dentro do ambiente esportivo visando a prevenção de possíveis lesões. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de questionários sobre os hábitos durante a prática esportiva e exame clínico intraoral de adolescentes de 15-18 anos que praticam atividade física regularmente em escolinhas de futebol da cidade de Piracicaba – SP. 16 adolescentes participaram do estudo. Em relação ao uso de protetor bucal durante a prática de atividades físicas, mais de 81% dos entrevistados relataram achar importante o uso, porém apenas 19% realmente o fazem. A maioria dos adolescentes não estão familiarizados com a presença no dentista na equipe multidisciplinar envolvida com os esportistas e não realizam tratamento odontológico visando uma melhora nos resultados físicos. O estudo permiti concluir que a atuação do cirurgião-dentista no ambiente esportivo ainda é pouco conhecida. Além disso, entre os atletas amadores, poucos relatam fazer acompanhamento odontológico, o que demonstra desconhecimento do impacto da saúde bucal em relação a saúde sistêmica.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192070
PDF

Referências

OLIVEIRA, V. DE; QUELUZ, D. Condição bucal e hábitos de praticantes de atividades físicas amadoras. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 20 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.