Identificação de impactos ambientais a partir da caracterização geológico-geotécnica de solos na Zona Sul de Campinas, SP
PDF

Palavras-chave

Regolito
Saprolito
Comportamento geotécnico

Como Citar

PEREIRA, Cauê; PICANCO, Jefferson. Identificação de impactos ambientais a partir da caracterização geológico-geotécnica de solos na Zona Sul de Campinas, SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192059. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2059. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A ocupação de espaços urbanos no Brasil nem sempre se fez considerando o comportamento geologico-geotecnico dos solos. Os solos arenosos são solos muito compelxos do ponto de vista do controle urbano. Na zona sul do município de Campinas, ocorrem solos com estas caracteristicas, relacionados com saprolitos de arenitos do grupo Itararé (Carbonifero). A caracterização desse material foi feita a partir de ensaios de granulometria e composição mineralógica utilizando amostras de solo e rocha coletadas durante o trabalho de campo. Os materiais, em geral são extremamente arenosos, com muito pouca argila. A partir dos resultados obtidos, comparou-se com as informações de antigos mapas geotécnicos da região e com artigos sobre comportamento geotécnico de solos arenosos. Por fim, foi possível discutir as possíveis vulnerabilidades e impactos sofridos na região, em decorrência da urbanização.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192059
PDF

Referências

HOGAN, Daniel J., JMP da Cunha, RL Do Carmo, and AAB de Oliveira. "Urbanização e vulnerabilidade sócio-ambiental: o caso de Campinas." Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: NEPO/UNICAMP (2001): 395-418.

YOSHINAGA, S., et al. SUBSÍDIOS do meio físico-geológico ao planejamento do município de Campinas (SP). Coautoria de Suely Yoshinaga, Antonio Gonçalves Pires Neto. São Paulo, SP: Secretaria do Meio Ambiente, 1993. 3.v, il. ISBN (Enc.).

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.