Uma mulher entre livros
PDF

Palavras-chave

História da leitura
Biblioteca
Patrimônio cultural

Como Citar

CEGLYS, Beatriz; CANO, Jefferson. Uma mulher entre livros: Leontina Monteiro de Barros, suas leituras e seu contexto social. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2019. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este projeto teve como foco principal compreender os hábitos de leitura de uma mulher do século XX a partir de sua biblioteca particular. Essa em questão pertenceu à Leontina Monteiro de Barros: dona de uma grande fazenda cafeeira, cuja biblioteca foi constituída desde o século XIX. A pesquisa traça um perfil cultural de uma família da elite paulista e, em especial, a trajetória dessa mulher a partir das marcas de leitura muito presentes na biblioteca estudada. Também a catalogação destes objetos será de grande valia para a coleta de dados e inventário para projetos posteriores e valorização do local e a documentação ali existente. Para que a pesquisa acontecesse, a estudante realizou, em primeiro, a catalogação dos 1935 livros que ainda estão na sede e a correlação dos mesmos com os cadernos e documentos relevantes como certidões, cartas, bilhetes, fotos e listagem de obras. Este processo, resultou em uma planilha da qual constarão dados como autor, título, data de publicação, local de publicação, marcas de leitura, objetos encontrados e dedicatórias. Assim, foi possível elaborar tabelas e gráficos que permitiram compreender o que liam os membros dessa família, de quem eram os livros, quem realizava as anotações, se há preferência por gênero literário e quem dava livros – ao observar as dedicatórias. Com isso, foi possível traçar um perfil de Leontina Monteiro de Barros como leitora, mulher e fazendeira do século XX.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192019
PDF

Referências

MANGUEL, Alberto. Uma História da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Pg.30.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: ed. UNESP, 1999.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette; tradução Denise Bottman– São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Pg. 201.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.