Habilidades sociais – contribuições da educação física na educação infantil
PDF

Palavras-chave

Habilidades sociais
Educação infantil
Educação física

Como Citar

ZAMINIANI, Mayni; MARCO, Ademir de. Habilidades sociais – contribuições da educação física na educação infantil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192007. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2007. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A escola é parte integrante da sociedade e para ela as pessoas se encaminham desde a infância, logo, fica evidenciado o papel significativo que esta instituição representa na vida das pessoas, desde tenra idade, influenciando fortemente a formação pessoal e social delas. Este projeto foi elaborado com o intuito de investigar o tema das habilidades sociais no contexto da Educação Infantil, partindo da ótica da Educação Física e visando a integração com as professoras que atuam nesta etapa da Educação Básica. Esta pesquisa foi realizada com uma turma de crianças de quatro a cinco anos de idade, que frequenta o Centro de Convivência Infantil – CECI-Integral da DEdIC/UNICAMP. Com a qual, foi realizada uma sessão semanal para observação das relações interpessoais, mantidas durante toda a rotina diária. Durante o segundo semestre da pesquisa, houve intervenções pontuais da pesquisadora, no sentido de dialogar com as crianças em momentos cruciais em que ocorreram atitudes e comportamentos considerados com antissociais. Essas intervenções sempre foram consensuais com as professoras, uma vez que a pesquisadora já estava integrada ao grupo. Assim, foi possível verificar que o professor de Educação Física dispõe de conteúdo e de estratégias lúdicas, que lhe permitem intervir e contribuir com o desenvolvimento de habilidades sociais com as crianças da educação infantil.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192007
PDF

Referências

AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, n. 4, p. 53-60, 2001.

DEL PRETTE, Z. A. P. &. D. P. A. Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.