Avaliação do potencial da macaúba para produção de biodiesel e seus impactos sociais
PDF

Palavras-chave

Macaúba
Biodiesel
Potencial

Como Citar

LOPES, João; SILVEIRA, Jose da. Avaliação do potencial da macaúba para produção de biodiesel e seus impactos sociais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191946. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1946. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto tem como objetivo realizar um mapeamento das regiões com potencial para a produção de macaúba no território brasileiro, identificando os principais sistemas produtivos e suas potencialidades para produção familiar. Será analisada a estrutura da matriz energética mundial e qual o futuro previsto para ela. Também serão abordadas as políticas brasileiras aplicadas com a finalidade de incentivar o desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil. Além disso, será feita uma comparação com outras matérias primas utilizadas na produção de biodiesel, identificando os pontos críticos e os potenciais usos para o óleo de macaúba. É esperado mostrar que os sistemas produtivos envolvendo a macaúba são viáveis para a exploração de pequenos agricultores na região do cerrado brasileiro e que existe uma trajetória tecnológica em curso capaz de proporcionar melhorias técnicas e diversificação do uso do óleo de macaúba.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191946
PDF

Referências

MÖSSINGER, J.; SIEBOLD, M.; BERGER, T. Neglected Crops as a Diversification Strategy – An Economic Assessment for Paraguayan Smallholder Systems in Times of Bioeconomy. 2015.

ROSCOE, R., RICHETTI, A. & MARANHO, E. Análise de viabilidade técnica de oleaginosas para produção de biodiesel em Mato Grosso do Sul. Revista Política Agrícola. 2007.

VILELA, M. F. et al. MACIÇOS NATURAIS DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata): MAPEAMENTO E ANÁLISE DO POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Planaltina-DF: Embrapa, 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.