Intervenções de enfermagem descritas em prontuários diante do aumento da temperatura corporal
PDF

Palavras-chave

Febre
Intervenção de enfermagem
Hipertermia.

Como Citar

BERTI, Beatriz de Andrade; LAMAS, Jose Luiz Tatagiba. Intervenções de enfermagem descritas em prontuários diante do aumento da temperatura corporal. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018192. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/192. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Febre é aumento da temperatura. Profissionais de enfermagem são os primeiros a detectá-la e devem planejar cuidados que incluam a medida da temperatura. O objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar intervenções de enfermagem diante do aumento da temperatura. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa a partir de análise documental por meio de prontuários. Os dados foram submetidos a análise descritiva. Foram feitas comparações entre as duas avaliações (temperatura e frequência respiratória) no primeiro momento após verificação do pico febril e na verificação posterior, sendo aplicado o teste de Wilcoxon pareado. Para todas as analises estatísticas foram utilizados os softwares estatísticos SAS versão 9.4 e SPSS versão 22. Como resultado, verificou-se que a conduta no que se refere ao manejo imediato da febre é majoritariamente a administração de fármacos e pouco é explorado em relação as intervenções não farmacológicas. Observamos também uma inadequação de condutas no que se refere ao acompanhamento e avaliação posterior dos episódios de febre, sendo o intervalo médio entre as aferições de 2h28 minutos. O registro da enfermagem é outra problemática, muitas vezes incompleto, rasurado, ilegível, negligenciado, sem data/hora, anotado no local errado, desconfigurando assim sua característica como documento legal e podendo ser reflexo de uma má qualidade de assistência.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018192
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.