Avaliação de efeitos pós-operatórios da apresentação de um software sobre a cirurgia cardíaca
PDF

Palavras-chave

Cirurgia cardíaca
Intervenção pré-operatória
Desfecho clínico

Como Citar

LIMA, Marcella; FILHO, Lindemberg; SCARABELLI, Nicolli; GIORGETTI, Márcia; LAVAGNOLI, Carlos; OLIVEIRA, Elaine; VILARINHO, Karlos; OLIVEIRA, Pedro; PETRUCCI, Orlando. Avaliação de efeitos pós-operatórios da apresentação de um software sobre a cirurgia cardíaca. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191897. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1897. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

As cirurgias cardíacas são cirurgias de grande porte com relevante impacto psicológico aos pacientes e pós-operatórios com elevado risco de complicações. Existem evidências da relação entre expectativas do paciente quanto ao procedimento a que será submetido e os desfechos clínicos obtidos. Tais estudos, entretanto, utilizam formas de abordagem pouco aplicáveis à realidade brasileira. O objetivo deste estudo é propor uma abordagem informatizada, com linguagem simples e facilmente aplicável no período pré-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no HC-UNICAMP e avaliar seu impacto no pós-operatório imediato. Foi desenvolvida uma apresentação em power point mostrada a pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio e doença valvar, que mostra aspectos da cirurgia que ele será submetido e como será sua rotina no centro cirúrgico no dia da operação. Os dados demográficos do pré, intra e pós-operatório são catalogados bem como a ocorrência de complicações e a quantidade de uso de analgésicos no pós-operatório. Questionários de escala hospitalar de ansiedade (HAD) e de fatores estressores em UTI (ESQ versão brasileira) são aplicados aos pacientes.De forma preliminar, os pacientes tem demonstrado boa aceitação da apresentação em power point referindo aumento da compreensão de todo o processo cirúrgico. Espera-se que com uma expectativa mais positiva influenciada pela visualização da apresentação, haja redução do prejuízo físico e psicológico dos pacientes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191897
PDF

Referências

Moore, S. M. et al. Journal of Cardiovascular Nursing, v. 12, n. 1, p. 59-70, 1997.

Laferton J. A. et al. American heart journal, 165(1), 1-7, 2013.

Marcolino J. A.M. et al.. Rev Bras Anestesiol, 57: 2: 157-166, 2007.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.