Relação entre responsabilidade social corporativa e valor de mercado das empresas no Brasil
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Palavras-chave

Meio ambiente
Responsabilidade ambiental
Valor de mercado

Como Citar

MANTOVANI, Adriane; BELLI, Marcio. Relação entre responsabilidade social corporativa e valor de mercado das empresas no Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191875. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1875. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O trabalho em questão comparou o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto e seu grau de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) medidos pelo índice Environmental, Social and Governance (ESG) score da Thomson Reuters, a fim de testar o seu relacionamento. Para tanto, foi utilizado o método de análise multivariada de regressão de dados em painel. Para a composição da amostra foram selecionadas as empresas que possuem o ESG score no banco de dados EIKON-Thomson Reuters nos últimos 10 anos, e se comparou com o valor de mercado dessas empresas no mesmo período utilizando-se como proxy de valor de mercado o indicador Q de TOBIN. A fundamentação teórica do estudo considerou a contraposição das teorias dos shareholders, e dos stakeholders na questão do custo e benefício da RSC, sendo o ponto central da discussão o valor de mercado das empresas e seu grau de RSC. Os resultados obtidos pela pesquisa indicaram que as empresas que possuem um maior grau de sustentabilidade indicados pelo ESG score também apresentam um maior valor de mercado no período.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191875
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Referências

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