Avaliação do impacto da metodologia Computer Science Peer Instruction (CSPI) e da Taxonomia de Bloom na disciplina Introdutória de Programação (MC102)
DOI:
https://doi.org/10.20396/revpibic2720191849Palavras-chave:
Taxonomia de Bloom, CSPI, CS1Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo analisar os resultados do CSPI (Computer Science Peer Instruction), uma adaptação do Peer Instruction (PI) para disciplinas introdutórias de programação (CS1). O estudo, com duração de um semestre, foi realizado na disciplina MC102, ministrada de forma coordenada para cursos de STEM na Unicamp, abrangendo 8 turmas e 766 alunos. Utilizou-se como base de análise um conjunto de questões de múltipla-escolha (N = 10), denominadas de Atividades Conceituais (ACs) a respeito do tópico de ordenação. Os alunos foram divididos em dois grupos: grupo 1 (N = 127 alunos), participantes de uma turma onde o CSPI foi aplicado e; grupo 2 (N = 639), participantes das 7 turmas onde a aula tradicional foi mantida. Resultados indicam que o desempenho dos alunos nas ACs foi similar em ambos os grupos. Posteriormente, um conjunto de 15 questões de múltipla-escolha, baseadas na Taxonomia de Bloom, foi criado também para o tópico de ordenação, sendo aplicado de forma online para ambos os grupos. Resultados indicam que os alunos que tiveram aula suportadas com CSPI tiveram um desempenho 27% superior ao demais.
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Referências
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