Avaliação do impacto da metodologia Computer Science Peer Instruction (CSPI) e da Taxonomia de Bloom na disciplina Introdutória de Programação (MC102)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191849

Palavras-chave:

Taxonomia de Bloom, CSPI, CS1

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo analisar os resultados do CSPI (Computer Science Peer Instruction), uma adaptação do Peer Instruction (PI) para disciplinas introdutórias de programação (CS1). O estudo, com duração de um semestre, foi realizado na disciplina MC102, ministrada de forma coordenada para cursos de STEM na Unicamp, abrangendo 8 turmas e 766 alunos. Utilizou-se como base de análise um conjunto de questões de múltipla-escolha (N = 10), denominadas de Atividades Conceituais (ACs) a respeito do tópico de ordenação. Os alunos foram divididos em dois grupos: grupo 1 (N = 127 alunos), participantes de uma turma onde o CSPI foi aplicado e; grupo 2 (N = 639), participantes das 7 turmas onde a aula tradicional foi mantida. Resultados indicam que o desempenho dos alunos nas ACs foi similar em ambos os grupos. Posteriormente, um conjunto de 15 questões de múltipla-escolha, baseadas na Taxonomia de Bloom, foi criado também para o tópico de ordenação, sendo aplicado de forma online para ambos os grupos. Resultados indicam que os alunos que tiveram aula suportadas com CSPI tiveram um desempenho 27% superior ao demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Omote, Universidade Estadual de Campinas

Aluno de graduação da Universidade Estadual de Campinas.

Ricardo Caceffo, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

Crouch, C. H. e Mazur, E. American Journal of Physics 2001, 69, 970-977 .

Bloom, B. S.; Engelhart, M. B.; Furst, E. J.; Hill, W. H.; Krathwohl, D. R. Taxonomy of educational objectives. The classification of educational goals. Handbook 1: Cognitive domain; Longmans Green: New York, 1956.

Anderson, Krathwohl, et al. A Taxonomy for Learning, Teaching and Assessing. Longman, New York, 2001.

Gama, G.; Caceffo, R.; Souza, R.; Bennati, R.; Aparecida, T.; Garcia, I.; Azevedo, R. An Antipattern Documentation about Misconceptions related to an Introductory Programming Course in Python; 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

OMOTE, I.; CACEFFO, R. Avaliação do impacto da metodologia Computer Science Peer Instruction (CSPI) e da Taxonomia de Bloom na disciplina Introdutória de Programação (MC102). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191849. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1849. Acesso em: 22 set. 2021.