A voz da mulher transgênero
PDF

Palavras-chave

Mulheres transgênero
Voz
Qualidade de vida

Como Citar

SEBASTIÃO, Thaís; CONSTANTINI, Ana. A voz da mulher transgênero: autopercepção e análise de parâmetros acústicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191845. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1845. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho teve como objetivo a aplicação do TVQmtf (Dacakis and Davies,2012), questionário sobre qualidade de vida em voz transgênero e a análise a acústica das vozes das participantes por meio do software PRAAT. Buscou-se na análise acústica encontrar os parâmetros acústicos: Frequência fundamental (correlato ao número de ciclos glóticos por minuto), Jitter (correlato da irregularidade de vibração da mucosa das pregas vocais, conhecida também como rugosidade), Shimmer (correlato à soprosidade da voz) e Ênfase Espectral (correlato ao esforço vocal produzido na fonação). Com esses dados, comparou-se os parâmetros com os padrões estabelecidos que são considerados para vozes "femininas" e "masculinas" da cisgeneridade, a fim de notar o quanto suas vozes se aproximavam desses padrões e correlacionou-se esses dados com os escores do TVQmtf a fim de observar se uma voz mais próxima dos padrões da cisgeneridade impactaria mais ou menos na autopercepção dessas mulheres sobre suas vozes e em suas qualidades de vida.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191845
PDF

Referências

Transsexual Voice Questionnaire(Male-to-Female), 2012 DACAKIS and DAVIES-(Trad. em Pt) Santos et al., 2013.

BEHLAU, M. e PONTES, P. Avaliação e tratamento das disfonias. São Paulo, Lovise, 1995.

FELIPPE, Ana Clara Naufel de, et al . Normatização de medidas acústicas para vozes normais. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo , v. 72, n. 5, p. 659-664, 2006.

TEIXEIRA, João Paulo et al. Análise acústica vocal - Determinação do Jitter e Shimmer para diagnóstico de patologias da fala. In 6º Congresso Luso Moçambicano de Engenharia. Maputo Moçambique, 2011.

SCARPEL, Renata D’arc; FONSECA, Marcos Danilo Lima. Parâmetros acústicos de vozes de mulheres na pós-menopausa. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 17, n.4, p. 741-750, 2014.

CONSTANTINI, Ana Carolina et al. Caracterização prosódica de sujeitos de diferentes variedades de fala do português brasileiro em diferentes relações sinal-ruído. 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.