André Lhote e a obra "Interior com figuras femininas", de 1936
PDF

Palavras-chave

Arte moderna
França
André Lhote.

Como Citar

GONÇALVES, Bárbara Diniz; ZACARIAS, Gabriel Ferreira. André Lhote e a obra "Interior com figuras femininas", de 1936. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018184. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/184. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

André Lhote (França, 1885 – 1962) foi escultor, pintor, crítico e educador. Preocupado não apenas com o ato de pintar, mas também com as teorias que o pintar envolvia, Lhote realizou ampla produção escrita, incluindo textos críticos na revista Nouvelle Revue Française – da qual foi co-fundador –, livros sobre aspectos da produção das vanguardas e tratados sobre pintura, paisagem e figura. Ele está presente no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) com duas obras que expõe dois momentos distintos de seu percurso como artista. O presente projeto de pesquisa propõe o estudo específico de um desses quadros, Interior com figuras femininas, de 1936, acerca de seus aspectos temático, pictórico e contextual e em face da escassez de trabalhos em português sobre o artista e sobre esta pintura. A partir do exercício de análise da obra em conjunto com a seleção e a leitura de bibliografia e de parte da obra crítica de Lhote, será possível desvendar características e tendências de sua pintura, tanto nas interlocuções que estabelece juntamente aos movimentos artísticos com os quais dialogou quanto na originalidade de seus trabalhos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018184
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.