Elementos e sistema de circulação no projeto de arquitetura. Análise de projetos e identificação de soluções na arquitetura escolar de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi
PDF

Palavras-chave

Sistema e elementos de circulação
Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi
Arquitetura escolar

Como Citar

SOUZA, Wendler; FLORIO, Ana. Elementos e sistema de circulação no projeto de arquitetura. Análise de projetos e identificação de soluções na arquitetura escolar de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191812. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1812. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é estudar os projetos selecionados com foco nos elementos de circulação, relacionando com o programa, conceito e partido arquitetônico. O objeto de investigação desta pesquisa são três projetos escolares dos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi construídos no Estado de São Paulo: Edifício da FAUUSP (1962-1969), Ginásio de Guarulhos (1960-61) e Escola primária da Vila Alpina em Santo André (1970-72). Na arquitetura de Artigas os elementos de circulação são considerados não apenas circulação funcional, mas como “mais um ambiente” e uma necessidade do programa, um espaço que promove a continuidade visual, espacial e os encontros entre as pessoas. Em se tratando de um ambiente escolar, estes espaços de transição e convivência são especialmente importantes. A pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, levantamento iconográfico, visitas, desenhos de observação, desenhos investigativos e fotografias. Sabe-se que analisar projetos de arquitetura é de grande valia para criação de repertório e aprender arquitetura. O estudo do projeto arquitetônico envolve vários aspectos. Para esta pesquisa selecionamos o foco no estudo da circulação, pois a partir de pesquisas no Grupo de Pesquisa “Arquitetura. Projeto, representação e análise” (CNPq/Unicamp) realizadas pode-se verificar a importância da circulação no projeto de arquitetura, especialmente no que diz respeito à espaços escolares.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191812
PDF

Referências

ARTIGAS, Rosa. Vilanova Artigas. São Paulo: Terceiro Nome, 2015.

KAMITA, J. Masao. Vilanova Artigas. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

MANTELLATTO, Edmir. Outras escolas de Artigas. Uma análise dos projetos de Vilanova Artigas para as escolas elaboradas para a CONESP no período entre 1976 e 1978. Tese de Doutorado. São Paulo: FAUUSP, 2018.

TAGLIARI, Ana. Modelos conceituais de percurso e circulação no projeto de arquitetura. Revista 5% Arquitetura + Arte, São Paulo, ano 13, volume 1, número 16, 2018.

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. O Sistema de Circulação como Estratégia Projetual. Análise do Projeto Espaço Natura de Roberto Loeb. ArqUrb, v. 24, p. 146-166, 2019.

VALENTIM, Fábio Rago. Casas para o ensino. As Escolas de Vilanova Artigas. Mestrado. São Paulo: FAUUSP, 2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.