Frequência de eventos venosos e arteriais em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico com ou sem anticorpos antifosfolípides antes e após o uso do contraceptivo sistema intrauterino liberador de levonorgestrel
PDF

Palavras-chave

Lúpus eritematoso sistêmico
Síndrome de anticorpos antifosfolípides
Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel

Como Citar

REBELO, Rafaella; FERNANDES, Arlete; PIGNATON, Estephania; COSTALLAT, Lilian; BAHAMONDES, Luis; MAKUCH, Maria; APPENZELLER, Simone. Frequência de eventos venosos e arteriais em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico com ou sem anticorpos antifosfolípides antes e após o uso do contraceptivo sistema intrauterino liberador de levonorgestrel. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191781. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1781. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune inflamatória crônica, cuja associação com a síndrome antifosfolípide (SAF) pode levar à maior mortalidade materna e fetal. A contracepção eficaz é necessária para que mulheres organizem a gestação para o momento mais adequado. Os progestagênios puros são métodos com menores riscos para essa população, entre eles o sistema intrauterino de levonorgestrel (SIU-LNG), com alta eficácia contraceptiva. O objetivo deste estudo foi avaliar a condição de saúde e número de eventos tromboembólicos arteriais/venosos (TEA/TEV) em mulheres com LES e LES+SAF em uso do SIU. Foi um estudo retrospectivo com 46 mulheres, 28 LES e 18 LES+SAF. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas, gineco obstétricas, atividade de doença (Sledai-2K) e dano (Slicc/ACR), número de TEA/TEV antes e anualmente após a inserção do SIU. Os escores SLEDAI e SLICC foram baixos pré-inserção e não apresentaram variação anual entre os grupos durante 6 anos de uso. O grupo LES+SAF apresentou maior IMC e eventos TEA/TEV no momento pré-inserção do SIU; 15 mulheres do grupo LES+SAF tiveram 37 eventos TEA/TEV, duas mulheres do grupo LES apresentaram três eventos. Após a inserção do SIU-LNG 2/18 mulheres com SAF tiveram três TEA. Interpretamos os resultados como devidos à atividade de doença mais grave do grupo LES+SAF e não ao uso do contraceptivo SIU-LNG. Nossos resultados sugerem que o SIU-LNG não contribuiu para a piora do estado de saúde de mulheres com LES+SAF.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191781
PDF

Referências

Alijotas-Reig J. et al. The European Registry on Obstetric Antiphospholipid Syndrome (EUROAPS): A survey of 247 consecutive cases. Autoimmun Rev. 2015;14(5):387-95.

Khamashta M. A. Systemic lupus erythematosus and pregnancy. Best Pract Res Clin Rheumatol 2006;20(4):685-94

World Health Organization. Medical eligibility criteria for contraceptive use - 5th ed. Switzerland:2015.

Tepper N. K.; Whiteman M. K.; Marchbanks P. A.; James A. H.; Curtis K. M. Progestinonly contraception and thromboembolism: A systematic review. Contraception. 2016;94(6):678-700.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.