Estudo dos achados da ultrassonografia pulmonar, tomografia computadorizada de tórax de alta resolução e da função pulmonar em pacientes cirróticos com indicação de transplante hepático
PDF

Palavras-chave

Ultrassonografia pulmonar
Tomografia de tórax
Transplante hepático.

Como Citar

BORTOLUCI, Augusto Cesar; MARTINS, Luiz Claudio; PERIN, Paulo Osni Leão. Estudo dos achados da ultrassonografia pulmonar, tomografia computadorizada de tórax de alta resolução e da função pulmonar em pacientes cirróticos com indicação de transplante hepático. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018177. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/177. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Estudo retrospectivo com pacientes cirróticos com indicação de transplante hepático que teve por finalidade comparar os achados da tomografia computadorizada (TC) de alta resolução de tórax (padrão áureo), com a ultrassonografia (US) de tórax, bem como com aspectos funcionais pelo exame de espirometria. Após a avaliação dos prontuários dos pacientes listados para transplante, e que apresentavam ambos os exames de imagem, a ultrassonografia detectou mais o derrame pleural quando comparado à tomografia, enquanto que, houve semelhança nos achados de síndromes pulmonares e presença de linhas B entre os métodos. Aspectos funcionais pulmonares (espirometria) foram normais para os pacientes que apresentavam os exames de imagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018177
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.