Validação das intervenções e atividades de enfermagem para pacientes com Insuficiência Cardíaca
PDF

Palavras-chave

Processo de enfermagem
Cuidados de enfermagem
Enfermagem cardiovascular

Como Citar

FIGUEIREDO, Larissa; DURAN, Erika. Validação das intervenções e atividades de enfermagem para pacientes com Insuficiência Cardíaca. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191682. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1682. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo objetivou validar as intervenções e atividades de enfermagem para pacientes hospitalizados com Insuficiência Cardíaca e diagnóstico de enfermagem de Intolerância à Atividade. Tratou de um estudo metodológico, transversal, de validação de intervenções a partir da terminologia de Classificações de Intervenções de Enfermagem. Na primeira etapa foi realizada uma revisão integrativa da literatura para a identificação de intervenções e atividades existentes na referida classificação e a segunda etapa consistiu na analise do conteúdo por especialistas. Obteve-se seis artigos na primeira etapa que apresentaram dez intervenções de enfermagem e suas atividades, e foi validado pelos especialistas nove intervenções e suas atividades. Esse estudo apresentou subsídios que pode colaborar para a prática clínica do enfermeiro na prestação de um cuidado qualificado para a população estudada.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191682
PDF

Referências

LEWIS, S.L. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação e assistências dos problemas clínicos. Tradução de Maiza Ritimy Ide. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 1802 p.

Thoroddsen A, Ehnfors M, Nurs D, Nurs A. Nursing Specialty Knowledge as Expressed by Standardized Nursing Languages. International Journal of Nursing Terminologies and Classifications. 2010 April; 21(Issue 2): 69-79.

Pereira JMV, Flores PVP, Figueiredo LS, Arruda CS, Cassiano KM, Vieira GCA et al. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados: estudo longitudinal. Rev. esc. enferm. USP. 2016: 929-936.

Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM, Wagner CM. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). Rio de Janeiro: Elsevier; 6 ed. 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.