Simon Benetton
PDF

Palavras-chave

Simon Benetton
Esculturas públicas
Projeto Arte no Campus

Como Citar

MOURA, Maria; FUREGATTI, Sylvia. Simon Benetton: obras de 1990 a 1992, e suas esculturas públicas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191652. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1652. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa estuda a Macroescultura de Simon Benetton Nuove Identità, de 1991, localizada na UNICAMP, especificamente entre o restaurante universitário e a Galeria do Instituto de Artes – GAIA, a fim de analisar e compreender a interação da comunidade universitária com a obra, assim como sua importância histórica bem como motivos que conduzem para o que podemos perceber como seu apagamento e degradação. O projeto permitiu levantar informações biográficas sobre Benetton, ainda raros em português, de modo que o texto final permita uma abordagem sobre a vida e a produção artística , seguida da discussão sobre aspectos pertinentes à arte urbana. A partir da metodologia interpretativa, apoiada em textos do próprio artista e de autores, preferencialmente brasileiros, tais como Jacques Marcovitch, Vera Pallamin, Maria Cecília França Lourenço e Giorgio Bonomi, além de Miwon Kwon foram trabalhados conceitos de site lugares específicos para a arte.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191652
PDF

Referências

¹ Termo utilizado por Simon Benetton para denominar um recorte de sua produção, originalmente em italiano Macroscultore. A citação pode ser igualmente recuperada em seus textos disponibilizados no site oficial do artista. BENETTON, Simon. Percosi. 2007. Disponível em: http://www.simonbenetton.com/ipercorsi.html.

FUREGATTI, Sylvia. ARTE NO CAMPUS: Aspectos da coleção de obras de arte pública da Universidade Estadual de Campinas.. Monografia – USP, São Paulo, 2003.

OLIVEIRA, Monica. QUAL O PAPEL DA ESCULTURA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO DO CIDADÃO? EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES: 2015, vol. 6, n. 2, pp. 54-67 ISSN 1647-3558.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.