O espaço e o tempo regido pelos céus em perspectivas indígenas
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Palavras-chave

Educação escolar indígena
Astronomia indigena
Saberes indígenas

Como Citar

BLANCO, Lucas; MENDES, Jackeline. O espaço e o tempo regido pelos céus em perspectivas indígenas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191641. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1641. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir saberes outros relacionados ao tempo e ao espaço a partir de produções de autoria de professores indígenas, em materiais voltados para as escolas indígenas. A partir desse estudo, pretendeu-se adentrar em outros campos epistemológicos, com a finalidade de discutir a questão dos saberes indígenas como forma de luta pela preservação e manutenção das práticas e saberes culturais. Esse movimento propõe um processo de decolonialidade dos saberes, ou seja, afirmação dos conhecimentos, culturas e saberes provenientes de fontes diferentes das produzidas no ocidente. Deste modo, o estudo procura trazer tanto problematizações sobre a educação escolar indígena brasileira, como também a divulgação da produção de autoria desenvolvida por professores indígenas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191641
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Referências

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