Os recém-chegados
PDF

Palavras-chave

Educação
Refugiados
Condições de vida

Como Citar

REIS, Maria dos; CATINI, Carolina. Os recém-chegados: crianças refugiadas em Campinas e os desafios educacionais impostos ao município. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191635. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1635. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa analisa os desafios da área educacional no Município de Campinas em relação ao advento das crescentes solicitações de refúgio por parte de famílias sírias que trazem consigo as suas crianças. Para tanto foi realizado um mapeamento por meio de uma aproximação, já em curso com educadores, educandos e suas famílias sírias, gestores de escolas públicas, líderes de organizações não governamentais e outros agentes, objetivando investigar as consequências da aplicação ou da falta de aplicação de políticas nacionais e internacionais destinadas às crianças que chegam em território brasileiro com uma grande necessidade de proteção. Em conjunto com a análise das leis, a pesquisa busca compreender as principais demandas requeridas e adversidades enfrentadas nesta nova realidade que se impõe no cenário atual, no município de Campinas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191635
PDF

Referências

REIS, M. DOS; CATINI, C. Os Recém-chegados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 9 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.