Análise qualitativa de um modelo de propagação de dengue
PDF

Palavras-chave

Equações diferenciais ordinárias
Dengue
Análise de ponto de equilíbrio

Como Citar

ROCHA, Mateus; CALSAVARA, Bianca. Análise qualitativa de um modelo de propagação de dengue . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191624. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1624. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Para muitos sistemas de equações diferenciais ordinárias não é possível obter explicitamente suas soluções. Porém, é possível obter informações sobre estas soluções realizando um estudo qualitativo do sistema sem resolvê-lo. Neste trabalho foram estudadas ferramentas para análise qualitativa de sistemas de n equações diferenciais ordinárias e n incógnitas. Posteriormente, foi feita uma análise qualitativa para um sistema de equações diferenciais ordinárias não lineares que descreve a propagação de dengue para populações espacialmente homogêneas de mosquitos (na fase aquática, suscetíveis na fase alada e infectados na fase alada) e de humanos (suscetíveis e infectados).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191624
PDF

Referências

SALES, Nazime. Análise qualitativa de um modelo de propagação de dengue para populações espacialmente homogêneas. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas. 2015.

BRAUN, Martin. Differential Equations and Their Applications. New York, EUA, Springer-Verlag New York. 1941.

MAIDANA, N.; YANG, H. Describing the geographic spread of dengue disease by traveling waves.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.