Uma introdução a Códigos Corretores de Erros e Teoria da Informação
PDF

Palavras-chave

Códigos Corretores de Erros
Reticulados
Teoria da informação

Como Citar

PEREIRA, Lucas; COSTA, Sueli. Uma introdução a Códigos Corretores de Erros e Teoria da Informação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191611. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1611. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Nesse trabalho de iniciação científica foi feito um estudo introdutório de códigos corretores de erros, incluindo a associação destes a reticulados e alguns tópicos de teoria da informação. Enfatizamos especialmente o estudo de conceitos básicos de códigos corretores de erros, alguns códigos em especial, como o de Hamming, Golay e Reed Solomon; conceitos básicos de reticulados e algumas aplicações, como em criptografia; e uma introdução à teoria da informação, com foco no estudo de entropias e os dois teoremas de Shannon.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191611
PDF

Referências

Lavor, C. C.; Akves, M. M. e Costa, S. I. R.: Uma Introdução à Teoria de Códigos – e Notas em Matemática Aplicada; SBMAC: 2006.

Cover, T. and Thomas, J.: Elements of Information Theory; Wiley: 2006.

Justesen, J. and Hoholdt, T.: A Course in Error-Correcting Codes; European Mathematical Society: 2004.

Huffman, G. and Pless, V.: Fundamentals of Error-Correcting Codes; Cambridge University Press: 2003.

Costa, S. I. R.; Oggier, F.; Campello, A.; Belfiore, J. C. and Viterbo, E.: Lattices Applied to Coding for Reliable and Secure Communications; Springer Verlag: 2017.

Haykin, S.: Communication Systems; Wiley: 2009.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.