Efeito do tratamento precoce com insulina e sua ação protetora sobre o estresse de retículo endoplasmático na célula beta
PDF

Palavras-chave

Insulina
Célula Beta Pancreática
Estresse de retículo

Como Citar

CARVALHO, Marina; SAMPAIO, Helena; JÚNIOR, Emílio Marconato; SANTOS, Karina dos. Efeito do tratamento precoce com insulina e sua ação protetora sobre o estresse de retículo endoplasmático na célula beta. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191602. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1602. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O tratamento precoce com insulina é uma alternativa de terapia para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que tem sido testada em diversos ensaios clínicos mostrando como resultado um bom controle glicêmico a longo prazo nos pacientes. Por se tratarem de ensaios clínicos, não se sabe ao certo o mecanismo ativado na célula beta para que ocorra tal melhora no quado de DM2. Ao menos em parte, acreditamos que esta melhora do quadro clínico se deva à reversão do quadro danoso do estresse de retículo endoplasmático nas células beta, tendo como possíveis mediadores da ação da insulina a interação das proteínas Grb2 e FAK. Para avaliação da hipótese, células INS1-E foram submetidas à tratamento com insulina (100nM), nos tempos de 1h, 2h e 3h para avaliação da viabilidade celular, que foi medida por concentração de ATP, e determinar o tempo de exposição adequado da célula ao hormônio. Além disso, as células estão sendo submetidas ao estresse de retículo por meio da administração de CPA, sendo posteriormente tratadas com insulina, para avaliar se houve reversão do estresse. Ainda, posteriormente, as células serão expostas ao siRNA contra Grb2 para avaliar o seu papel na melhora das células beta. Western blotting e PCR estão sendo utilizados para avaliar marcadores de estresse, bem como se há melhora com o tratamento com o hormônio.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191602
PDF

Referências

Chon S. et al.The efect of early insulin therapy on pancreatic beta cell function and term glycemic control in newly diagnosed type 2 diabetic patients. Korean jornal of internal medicine, 2010, 27, 273-281.
Tari, Ana M., Lopez-Berestestein, Gabriel. Grb2: a pivotal protein in signal transduction. Seminars in Oncology, 2001, 28, 1953-1955.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.