Resumo
Com este trabalho foi possível identificar o comportamento e parametrizar um pneu de pequeno porte quanto ao escorregamento combinado. Por meio de testes realizados em bancada foram obtidas as forças no pneu e através de um algorítimo de otimização ajustou-se o modelo matemático de Pacejka aos pontos experimentais, extraindo seus parâmetros.
Referências
SANTICIOLLI, F. M. Parametrização de modelos de pneus aplicados à pneus de pequeno porte. UNICAMP. Campinas, p. 153. 2018. Tese de Doutorado.
PACEJKA, H. B. Tire and Vehicle Dynamics. 3. ed. Oxford: ButterworthHeinemann, 2012. 672 p.
ORTIZ, A. et al. The IMMa optimisation algorithm without control input parameters. Vehicle system dynamics, v. 47, n. 2, p. 243-264, 2009.
PACEJKA, H. B. Tire and Vehicle Dynamics. 3. ed. Oxford: ButterworthHeinemann, 2012. 672 p.
ORTIZ, A. et al. The IMMa optimisation algorithm without control input parameters. Vehicle system dynamics, v. 47, n. 2, p. 243-264, 2009.
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