Parametrização de modelo de pneu para veículo de pequeno porte quanto ao escorregamento combinado
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Palavras-chave

Parametrização de pneus
Escorregamento combinado
Modelo de Pecejka

Como Citar

MENDONÇA, Davi; DEDINI, Franco; SANTICIOLLI, Fabio. Parametrização de modelo de pneu para veículo de pequeno porte quanto ao escorregamento combinado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191600. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1600. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Com este trabalho foi possível identificar o comportamento e parametrizar um pneu de pequeno porte quanto ao escorregamento combinado. Por meio de testes realizados em bancada foram obtidas as forças no pneu e através de um algorítimo de otimização ajustou-se o modelo matemático de Pacejka aos pontos experimentais, extraindo seus parâmetros.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191600
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Referências

SANTICIOLLI, F. M. Parametrização de modelos de pneus aplicados à pneus de pequeno porte. UNICAMP. Campinas, p. 153. 2018. Tese de Doutorado.
PACEJKA, H. B. Tire and Vehicle Dynamics. 3. ed. Oxford: ButterworthHeinemann, 2012. 672 p.
ORTIZ, A. et al. The IMMa optimisation algorithm without control input parameters. Vehicle system dynamics, v. 47, n. 2, p. 243-264, 2009.

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