Modelamento e simulação de uma impressora 3D baseada em uma estrutura acionada por cabos
PDF

Palavras-chave

Impressora 3D
Scara
Simulação numérica.

Como Citar

CARVALHO, Angelica de Souza; IZUKA, Jaime Hideo. Modelamento e simulação de uma impressora 3D baseada em uma estrutura acionada por cabos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018157. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/157. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver o modelo e a simulação numérica de um mecanismo de posicionamento do bico extrusor baseado em um manipulador robótico acionado por cabos. Para o suporte às forças normais ao plano de movimentação do bico, utiliza-se um manipulador passivo do tipo scara com dois graus de liberdade. O modelo teórico baseia-se no trabalho de Trevisani (2010), e a implementação do modelo numérico que descreve a dinâmica deste manipulador é desenvolvido no software Simbody. Os resultados obtidos são comparados aos resultados de literatura para a validação do modelo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018157
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.