Análise postural e da carga física de trabalho na horticultura orgânica
PDF

Palavras-chave

Ergonomia
Horticultura orgânica
Carga física de trabalho.

Como Citar

LACERDA, André Ribeiro; ABRAHAO, Roberto Funes; TERESO, Mauro José Andrade. Análise postural e da carga física de trabalho na horticultura orgânica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018149. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/149. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Diversas têm sido as pesquisas em agricultura orgânica a partir de perspectivas técnicas, econômicas ou relacionadas aos aspectos ecológicos. No entanto, ainda são raras as investigações que objetivam identificar as características da carga de trabalho na agricultura orgânica, sob uma perspectiva ergonômica. Este projeto busca caracterizar a carga física de trabalho da horticultura orgânica a partir da determinação da frequência de exposição dos trabalhadores às categorias relevantes da atividade.
Este projeto visa caracterizar a carga física de trabalho na horticultura orgânica em uma jornada de trabalho. Buscou-se identificar e quantificar posturas laborais e carga de trabalho na execução das tarefas da horticultura orgânica por meio de amostragem sistemática de situações de trabalho, juntamente do software CAPTIV e com planilhas de frequências cardíacas dos trabalhadores avaliados. Esse conhecimento pode ser de valia na formulação de políticas públicas para o setor, inclusive priorizando o desenvolvimento tecnológico orientado à minimização das dificuldades laborais e ao aumento da produtividade do trabalho.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018149
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.