Avaliação do comportamento corrosivo do TICP em diferentes soluções eletrolíticas
PDF

Palavras-chave

Titânio
Corrosão
Eletrólitos.

Como Citar

BARAO, Valentim Adelino Ricardo; SILVA, Giulia Rafaeli da; OLIVEIRA, Rafael Alves de; OLIVEIRA, Thiago Jesus Pereira de; CORDEIRO, Jairo M.; NAGAY, Bruna E.; PANTAROTO, Heloisa N. Avaliação do comportamento corrosivo do TICP em diferentes soluções eletrolíticas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181467. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1467. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Este estudo investigou o comportamento corrosivo do titânio (Ti) em diferentes condições bucais: saliva artificial com pH 3; 6,5 e 9; e em simulador de fluido corpóreo (SFC) com pH 7,4. Os discos de Ti (10 mm x 2 mm) foram polidos com lixas sequenciais. O teste eletroquímico foi realizado usando um método padrão de 3 eletrodos. Foi realizada a espectroscopia de impedância eletroquímica para adquirir a resistência à polarização (Rp) e a capacitância (Q). A densidade de corrente de corrosão (Icorr), a densidade de corrente de passivação (Ipass) e a taxa de corrosão foram obtidas a partir das curvas de polarização. ANOVA one-way e teste de Tukey (?=0,05) foram utilizados na análise estatística. A SFC diminuiu a resistência à polarização quando comparada à saliva artificial em pH 6,5 e 9 (p<0,05), porém apresentou valores semelhantes à saliva com pH 3. Não houve diferenças significativas entre os grupos com relação à capacitância (p>0,05). A saliva artificial com pH 9 apresentou os menores valores de Icorr, Ipass e taxa de corrosão quando comparados com a SFC e a saliva com pH 3 (p<0,05), indicando ser um ambiente menos corrosivo. Pode-se concluir que o simulador de fluido corpóreo prejudicou o comportamento corrosivo do Ti, sendo que a saliva artificial com pH 9 melhorou a estabilidade eletroquímica deste material.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181467
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.